O Capitão Manuel Alexandre destacou o funcionamento do Centro Integrado, os avanços da tecnologia e a importância da participação da comunidade
|  | 
| Foto: Divulgação | 
Na manhã desta terça-feira (02), o Centro Integrado de Comunicações (CICOM) de Alagoinhas, sediado no 4º Batalhão, recebeu representantes da imprensa do município para uma apresentação liderada pelo Capitão Manuel Alexandre, coordenador do órgão.
O encontro teve como objetivo destacar a importância da estrutura para a segurança pública. O Capitão explicou que o espaço funciona como uma central única de atendimento de emergência para 19 municípios, abrangendo a região de Rio Real até Catu. Cidadãos dessas cidades têm acesso gratuito aos serviços de emergência pelos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Bombeiros)."O CICOM é um órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que faz parte da Superintendência de Telecomunicações (STELECOM) e visa gerenciar os recursos do Estado para melhor atender as necessidades da população", afirmou Manuel Alexandre.
TROTES
O coordenador do CICOM de Alagoinhas aproveitou a oportunidade para reforçar a rotina e as atividades do órgão, pedindo a colaboração da população para prevenir e combater os trotes. "Chamo a atenção de todos e peço a participação da comunidade para combater os trotes, que são situações que atrapalham o bom andamento do trabalho", ressaltou o Capitão.
Ele informou que 20% das ligações recebidas são de falsas denúncias, o que gera um gasto desnecessário de recursos públicos que poderiam ser direcionados para casos de urgência ou emergência reais. Durante a apresentação, grande parte do tempo foi dedicada a falar sobre os prejuízos causados por essa prática, que configura crime.
O Capitão explicou que essas ligações falsas desviam a atenção das equipes, que perdem tempo que poderia ser usado em uma ocorrência verdadeira. Embora existam protocolos para identificar trotes, ele lamenta que muitos ainda conseguem ludibriar os atendentes, prejudicando o trabalho.
Para garantir um atendimento mais ágil, a orientação é que as pessoas que realmente precisam de ajuda liguem para o 190 e forneçam o máximo de detalhes ou, se possível, compareçam a uma unidade policial para maior celeridade.
RECONHECIMENTO FACIAL
Durante o encontro, também foi apresentado o sistema de reconhecimento facial e de placas, uma tecnologia de grande importância para a localização de pessoas e veículos. "Para se ter uma ideia, 22 pessoas de diversas regiões do país já foram presas em 2025 em Alagoinhas com o auxílio do sistema de reconhecimento facial. É a tecnologia a serviço do cidadão", destacou Alexandre. A sala central das equipes conta com quatro grandes monitores televisivos que funcionam 24 horas por dia.
|  | 
| Foto: Divulgação | 
O Capitão revelou que o CICOM de Alagoinhas conta com mais de 120 câmeras para monitoramento, que operam com detecção automática, sem a necessidade de um operador. Ele ressaltou o potencial de alcance dessa tecnologia: "Esse reconhecimento tem a capacidade de detectar pessoas mesmo usando máscara, com capacete com a viseira aberta ou até mesmo dentro de um veículo", finalizou o coordenador.
Por: Redação / Portal Pereira News