Moradores do DISAI em Alagoinhas se unem em ato de resistência contra arbitrariedades

A mobilização reivindicou ao poder público respeito às suas terras e direito à moradia

Foto: Divulgação

Na tarde desse último sábado (30), um grupo de moradores do DISAI se reuniram no Posto de Saúde da Família da comunidade para um grande encontro que teve caráter de protesto, revolta e indignação.

A população local deixou claro que não aceitará qualquer decisão do Estado ou do Município sem que as lideranças e os moradores sejam ouvidos e respeitados. 

O encontro contou com a presença de mais de 300 pessoas. Em uma só voz, o público presente reafirmou que não irá tolerar arbitrariedades.
Em tom de resistência, os moradores entoaram falas de ordem como:

“Governador, não transforme o DISAI em terror!”
“Desapropriação é injustiça disfarçada de progresso!”

As comunidades de Brespel, Espuma, DISAI e Parque São Bernardo marcaram presença e mostraram disposição para enfrentar as pressões do poder público.

O sindicalista Adelson Filho participou da manifestação, colocando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (SINTRAF Alagoinhas) à inteira disposição da luta dos moradores. Ele destacou que, se hoje o DISAI cumpre função social, é graças às famílias que vivem ali. Ressaltou ainda que, caso contrário, aquelas terras já estariam nas mãos de políticos e empresários, e não haveria reivindicação por parte do Poder Estadual ou Municipal.

Adelson lembrou também da irresponsabilidade histórica de gestões municipais, que não planejaram áreas para instalação de indústrias, e reforçou que a população do DISAI não tem culpa por ocupar o território. "Essa situação não se trata de 'fake news'. Declarações públicas da própria gestão municipal e matérias em veículos de imprensa comprovam o interesse político e econômico sobre a área", disparou o sindicalista.
Ele enfatizou ainda que a comunidade pretende aproveitar a próxima vinda do governador a Alagoinhas para expor a real situação e cobrar íntegro respeito às famílias que lá vivem.

Na condição de líder sindical, o filho do saudoso Adelson de Jesus Gomes também fez críticas a setores do Partido dos Trabalhadores (PT). "Gostaria de lembrar que alguns dirigentes, ocupando cargos e mandatos, têm se distanciado da luta da classe trabalhadora. Reitero que isso não reflete o verdadeiro sentimento do partido como um todo, mas apenas de uma parcela de integrantes que buscam interesses pessoais em detrimento da coletividade", declarou Filho.

Ao final, Adelson enalteceu a grandiosa liderança de José Claudino, referência na ocupação, reconheceu a importância da comissão comunitária e agradeceu a presença de Chico da Calu, que também fortaleceu a luta.

Foto: Divulgação

Por: Redação / Portal Pereira News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES