30 ANOS DE JORNALISMO COMO MANDA O FIGURINO - Por Belmiro Deusdete

Em seu artigo da semana no Portal Pereira News, o colunista Belmiro Deusdete falou sobre a importância do jornalismo sério e os 30 anos de um dos maiores jornalistas da história de Alagoinhas

Paulo Dias - Jornalista

O jornalista tem o dever de servir à causa do direito à informação verídica e autêntica, dedicando-se honestamente à realidade objetiva e expondo os fatos de forma responsável, em seu devido contexto, destacando suas relações essenciais.

Nesse sentido, cabe ao leitor ou receptor o livre-arbítrio de analisar e interpretar os componentes de uma informação recebida.

Infelizmente, nos dias atuais, há jornalistas que se deixam seduzir por interesses pessoais ou são dominados por ideologias políticas, desvirtuando suas funções sociais e contribuindo para a deturpação da realidade, prejudicando a história e desinformando a sociedade.

As notícias deixaram de registrar uma única verdade, permitindo diversas interpretações, e passaram a manifestar múltiplas “verdades”, dependendo do sentimento ideológico que domina narrativas desvirtuadas da razão e do senso comum.

Por isso, é um prazer registrar um belo exemplo em Alagoinhas, cidade com forte tradição jornalística pelo menos até o final do século XX. É lá que Paulo Dias celebra 30 anos de jornalismo fiel à informação verídica e autêntica, seguindo os preceitos dos grandes mestres da comunicação e da escola herdada de Walter Campos, principal responsável pelas colunas do Alagoinhas Jornal, a artilharia do pensamento alagoinhense entre 1957 e 2004, pautado pela isenção e independência.

A trajetória de Paulo Dias é extensa, iniciada em 1995, quando publicou seu primeiro texto no Folhão da Bahia. Desde então, contribuiu para diversos jornais e revistas, como Folha do Agreste, Gazeta dos Municípios, Revista Portal da Cidade, Jornal da Cidade de Catu, Revista Leia (Pojuca) e nos sites News in Foco e Pereira News, mantendo-se fiel ao que considera jornalismo verdadeiro.

Fora das redações, Paulo Dias atuou na primeira assessoria de comunicação de Alagoinhas, durante o governo de João Fiscina. Foi também o criador da primeira assessoria de comunicação do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e integrou a equipe de comunicação da Previdência Social (Bahia). Além disso, foi professor do curso Viés e trabalhou em dezenas de revisões e coorientações de monografias de alunos de diversas faculdades. Também foi redator do projeto da Cooperativa de Catadores de Lixo de Alagoinhas (CORAL) e assessor de comunicação do Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Alagoinhas.

Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFBA, pós-graduado em Pedagogia pela UNEB e mestre em Crítica Cultural/Letras, Paulo Dias celebra 30 anos de atividade jornalística como um exemplo de coerência, isenção e fidelidade. Sua trajetória deve ser destacada, sobretudo para despertar os incautos que utilizam o meio jornalístico em benefício próprio, ignorando os malefícios que isso causa à memória da sociedade.

Belmiro Deusdete é radialista e jornalista em Alagoinhas (BA).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES