O encontro contou com um grande café da manhã na presença de autoridades públicas, empresários locais e imprensa
![]() |
Foto: Divulgação |
Na manhã desta terça-feira (21) foi realizado na Churrascaria Baita Tchê na BR-101, um café da manhã promovido pelo SICOMERCIO Alagoinhas, na pessoa do presidente Benedito Vieira dos Santos. A ocasião teve como objetivo dar as boas-vidas dos empresários do Município para o comandante do novo Comando Regional Litoral Norte da Polícia Militar (CPRL), Coronel Antônio Batista de Macedo Junior, e ao novo comandante do 4º Batalhão, o tenente-coronel Clemerson Rogério de Araújo Sousa. Além disso, teve também a finalidade de agradecer ao tenente-coronel João Himério de Oliveira Martins pelos serviços prestados até então enquanto esteva frente do 4ª Batalhão e que agora assume o subcomando do CPRL.
O professor e radialista Jorge Ubiratan foi o responsável pela condução do evento. Dentre os presentes estavam o prefeito de Alagoinhas Gustavo Carmo; a deputada estadual Ludmilla Fiscina; o ex-prefeito Joaquim Neto; o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, o vereador Cleto da Banana; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA) Jorge Félix; o vice-presidente do SICOMERCIO Alagoinhas, José Carlos e também o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Deraldo Carlos. Da Polícia Militar também marcaram presença o Coronel da Reserva Nonato e também o tenente-coronel Pires, que comanda o Núcleo de Gestão Administrativa e Financeira (NUGAF) do CPRL.
Para Benedito Vieira, é muito importante estreitar as relações entre o comércio local, forças de segurança pública e a gestão municipal. "É no comércio que a maioria dos problemas acontecem, principalmente a questão de assaltos. Então para mostrar a realidade atual da segurança e apresentar quem somos nós, precisamos que os representantes das forças de segurança estejam não somente cientes, mas também que sejam aliados de quem gera mais emprego e renda no município", declarou o presidente do SICOMERCIO Alagoinhas.
Benedito diz ainda que ficou entusiasmado com a postura altiva do Coronel Macedo concernente ao enfrentamento à violência. "O Coronel acumulou bastante bagagem por onde passou e que nos deixa seguros de que, com a ajuda de sua equipe repleta de nomes experientes, como é o caso do tenente-coronel Himério, que conhece todas deficiências na área de segurança no Município, irão realizar um grandioso trabalho em nosso território", finalizou.
Durante seu pronunciamento, a deputada estadual Ludmilla Fiscina, uma das grandes responsáveis pela instauração do Comando Regional no Município de Alagoinhas, contextualizou de como se deu as articulações políticas e tratativas com o Governo do Estado. "Nunca entendi porque a Polícia Militar de Alagoinhas tinha que ser subordinada a Feira de Santana. Através de muito diálogo com o secretário estadual de relações institucionais, Adolpho Loyola, busquei avançar essa pauta e graças a Deus e concretizou", enalteceu a parlamentar.
O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, aproveitou o momento para anunciar que o comércio este ano estará belo e atrativo com a colocação da iluminação natalina a ser instalada pela Prefeitura, parabenizou Benedito pela iniciativa e celebrou o trabalho da deputada Ludmilla em prol da vinda do CPRL. "Existiram diversos movimentos para que o Comando Regional não viesse para Alagoinhas, mas o fato de ter vindo mostrou a força política da nossa cidade e a importância do Município estar bem representado na Assembleia Legislativa", exaltou Gustavo.
![]() |
Foto: Divulgação |
Em seu discurso, o Coronel Macedo reforçou que irá combate de frente os problemas referentes à segurança pública na região abrangida pelo CPRL, falou sobre o enfrentamento à prática do grau e dos paredões e destacou a importância do comércio para o desenvolvimento regional. "Vocês empresários são os verdadeiros heróis do nosso país e peço uma salva de palmas para os senhores. Uma região só prospera se houver segurança pública. Eu atuo na direção para que possamos retornar à época em que podíamos dormir com as portas das casas abertas. Não irei abaixar a minha cabeça para o que há de errado em nossa sociedade ", alegou o comandante do CPRL.
"Se uma cidade é de fato segura, consequentemente o comércio local atrai mais pessoas de fora para o consumo. Isso fortalece a geração de emprego e renda. Durmo apenas de duas a três horas por dia para dar o meu melhor em prol da melhoria da vida de todos de Alagoinhas e região, independente dos ruídos que possam circular. Assim como vocês, eu também penso como empreendedor e exijo resultados da minha equipe", acrescentou o Coronel Macedo.
Por fim, Coronel Macedo declarou aos presentes que seu compromisso é com a sociedade e que não depende de voto. "Já disse aos políticos que quando houver algum problema, diga que a culpa é minha. Quando a tropa parar o paredão, falem que foi eu. Não irei tolerar ilegalidades. Eu preciso é que vocês vivam em paz e que não necessitem ter que pagar uma empresa privada para cuidar da segurança do seu negócio. As minhas portas estão escancaradas para a classe comercial pois são os verdadeiros heróis por terem sobrevivido ao processo da pandemia", concluiu.
Por: Redação / Portal Pereira News