Recém-nascida se engasga com leite e é socorrida por policiais militares em Alagoinhas

Após se engasgar com o leite materno, uma bebê de 1 mês e 19 dias, foi socorrida na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, por policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na cidade de Alagoinhas (BA). 

De acordo com fontes do Portal Luciano Reis Notícias, a criança chegou a ficar quase inconsciente, e no momento que a equipe da base móvel da Polícia Militar (PM), trafegava pela Rua Dr. Dantas Bião, próximo a entrada do conjunto Inocoop, por volta das 7h40, em um ato de desespero, os pais da criança, abordaram os policiais em busca de socorro.
De imediato, os militares pararam, prestaram atendimento à bebê e realizaram a manobra de Heimlich — técnica de primeiros socorros aplicada em casos de asfixia, que induz uma tosse artificial para que o objeto seja expelido da traqueia.

A criança foi encaminhada junto com os pais, para o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas.

Como agir em caso de engasgos

Em caso de engasgo, a primeira orientação é manter a calma para realizar as manobras da forma correta e com segurança. Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Samu (fone 192) ou Corpo de Bombeiros (fone 193) e informe seu endereço (rua, número da casa, bairro e cidade).

Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo. Com os dedos indicador e médio segure a boca da criança aberta. Coloque-a deitada de barriga para baixo sobre o seu antebraço, apoiado sobre a coxa, com a cabeça mais baixa que o corpo. Dê cinco tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê, com um pouco de força, mas sem machucá-lo, para desalojar o objeto preso na via respiratória.

Em seguida vire o bebê de costas sobre o outro antebraço, apoiado na coxa, e faça cinco compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos. Cada compreensão deve ter dois a três dedos de profundidade.

Em seguida olhe para o bebê e caso ele continue engasgado, repita os passos. Se ele chorar, vomitar ou tossir, é sinal de que desengasgou e sua cor voltará ao normal. Mesmo assim, aguarde a chegada do Samu ou Corpo de Bombeiros.


Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Luciano Reis Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES