Após se engasgar com o leite materno, uma bebê de 1 mês e 19 dias, foi socorrida na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, por policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na cidade de Alagoinhas (BA).
De imediato, os militares pararam, prestaram atendimento à bebê e realizaram a manobra de Heimlich — técnica de primeiros socorros aplicada em casos de asfixia, que induz uma tosse artificial para que o objeto seja expelido da traqueia.
A criança foi encaminhada junto com os pais, para o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas.
Como agir em caso de engasgos
Em caso de engasgo, a primeira orientação é manter a calma para realizar as manobras da forma correta e com segurança. Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Samu (fone 192) ou Corpo de Bombeiros (fone 193) e informe seu endereço (rua, número da casa, bairro e cidade).
Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo. Com os dedos indicador e médio segure a boca da criança aberta. Coloque-a deitada de barriga para baixo sobre o seu antebraço, apoiado sobre a coxa, com a cabeça mais baixa que o corpo. Dê cinco tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê, com um pouco de força, mas sem machucá-lo, para desalojar o objeto preso na via respiratória.
Em seguida vire o bebê de costas sobre o outro antebraço, apoiado na coxa, e faça cinco compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos. Cada compreensão deve ter dois a três dedos de profundidade.
Em seguida olhe para o bebê e caso ele continue engasgado, repita os passos. Se ele chorar, vomitar ou tossir, é sinal de que desengasgou e sua cor voltará ao normal. Mesmo assim, aguarde a chegada do Samu ou Corpo de Bombeiros.
Fonte: Luciano Reis Notícias