O governador Jerônimo Rodrigues anunciou
nas redes sociais, nesta terça-feira (11), que a construção do Sistema
Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica passou para uma nova etapa, quando foram
iniciadas as perfurações da sondagem em águas rasas, ou seja, até 10 metros de
profundidade. Este é o começo de uma fase importante para a concretização do
projeto e acontece, inicialmente, do lado de Vera Cruz. Em seguida, a
plataforma que realiza os furos percorrerá o trecho de 1.5 km da margem do lado
de Salvador.
“A sondagem é uma fase importante para o
estudo das características do solo onde serão instalados os pilares da ponte. O
trabalho segue firme, com foco no desenvolvimento do nosso estado, para
concretizarmos esse projeto que vai transformar o cenário socioeconômico da
região, integrando ainda mais a nossa Bahia”, destacou Jerônimo.
Nesta etapa, a sondagem é executada por uma
perfuratriz acoplada a uma plataforma estilo Jack Up, com uma maior estrutura e
dimensão, pelo grau de complexidade do processo. Ao todo, serão 22 furos em
lâmina d’água com até 10 metros de profundidade. A sondagem consiste na coleta
de fragmentos do solo marinho no local onde serão instalados pilares da ponte.
Em seguida, os materiais serão analisados por laboratórios especializados,
responsáveis por oferecer relatórios detalhados com informações sobre o solo
da área. Essa atividade começou com os trabalhos em terra no dia 31 de
janeiro deste ano, em Vera Cruz.
Para Cláudio
Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, cada etapa em
direção à consolidação da obra aponta os horizontes de um futuro de
desenvolvimento para a Bahia. “Estamos falando de um investimento que vai ser
responsável pela transformação no cenário socioeconômico do nosso estado. Serão
mais de 10 milhões de beneficiados em 250 municípios”, completa o gestor.
Villas Boas destaca também a parceria essencial com a Marinha do Brasil neste
avanço em direção ao mar. “Um dos nossos principais focos é o cumprimento de
todos os requisitos necessários para entregar a obra com segurança e no padrão
que o povo baiano merece. A Marinha tem sido uma importante parceira
nesse processo”.
Ainda de
acordo com Claudio Villas Boas, a contratação de empresas locais é uma
prioridade em todas as fases do projeto. “Até o momento, 17 empresas baianas
foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos foram gerados somente em
função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões”.
Sinalização náutica
Visando
garantir a segurança no mar tanto para as embarcações em trânsito, como para os
profissionais em atividade na sondagem, a plataforma está devidamente
sinalizada com luzes de modo a indicar a sua área de atuação. Esta é uma ação
que atende aos requisitos da Marinha do Brasil.
Ainda com o
objetivo de orientar a comunidade marítima local e garantir a segurança da
navegação na Baía de Todos-os-Santos, a Marinha emite avisos aos navegantes
antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos na
sondagem.
Foto: Thauane Maria / GOVBA
Fonte: GOVBA