Começaram, na última segunda-feira (22), as atividades no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um equipamento público ultramoderno, localizado na Rua do Catu, resultado de um Programa Federal que tem por objetivo promover a iniciação à prática esportiva em áreas de vulnerabilidade social, identificar prodígios e treinar atletas de alta performance. A estreia se deu com uma aula de dança do Programa Mova-se e uma partida de futsal entre o time “amigos de Queiroz” e Urbis III.
Construído com total acessibilidade, o CIE tem arquibancada para 122 pessoas, tabelas de basquete similar as da NBA, banheiros masculino, feminino e acessível, vestiários, salas administrativas, copa, quadra poliesportiva com piso de alta tecnologia e um elevador, que faz a ligação com o mezanino, no qual se situa uma área para academia com piso emborrachado.
Sob a tutela da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), o espaço irá atender, em um primeiro momento, às demandas esportivas dos moradores da comunidade – que responderam a um questionário com informações sobre a modalidade pretendida, a fim de fazer uma escala de horários; aos estudantes de escolas municipais e ao Programa Mova-se.
“Não podemos esquecer de uma coisa que é importantíssima: isso aqui não é um ginásio de esportes, para realizar uma prática amadora e sem compromisso. O CIE é um lugar para se fazer esporte, visando o alto rendimento. É a preparação de atletas para as Olimpíadas e Paraolimpíadas, por isso teremos instrutores que identificarão aqueles com maior propensão técnica, física e psicológica para cada modalidade e para a formação das nossas seleções de Alagoinhas no basquete, no futsal, no vôlei, e etc. Então, na iminência de um campeonato, nós já teremos a nossa equipe preparada para fazer essa representação”, frisou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama.
Foto: Roberto Fonseca