Instituição completa 85 anos de legado educacional, formação e compromisso social em Alagoinhas
Alagoinhas comemorou ontem a existência de uma das mais conceituadas instituições educacionais da história da Bahia.
Foi exatamente no dia 12 de maio de 1940 foi inaugurado o Colégio Santíssimo Sacramento, da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada.
Surgiu da iniciativa do intendente (prefeito) Antonio Martins de Carvalho Junior que atendeu aos pedidos de famílias tradicionais e da classe média que clamavam por um estabelecimento religioso e educacional voltado para a formação da juventude feminina, da cidade e de municípios vizinhos, ministrando inicialmente os cursos infantil e primário, através das professoras Zélia Carvalho (1º ano primário), Madre Maria Emília B. Melgosa (2º ano primário) e Áurea Dias Farani (3º e 4º anos primários), tendo como primeira diretora Otília Marques de Carvalho e a Superiora da Casa, Madre Maria E. Menino Jesus.
Em 24 de maio de 1951 instalou o Ginásio do Santíssimo Sacramento, com um corpo docente constituído por Madre Santíssimo Sacramento (Religião e Português), Irmã Regina (Francês e História), Madre Maria Custódia (Matemática, Trabalhos Manuais e Desenho), Natalice Guimarães (Geografia e Educação Física); Dilce Maia (Canto) e Frei Silvério (Latim).
Em 1955, expandiu sua oferta educacional, com a implantação, em 27 de novembro de 1954, do Curso Pedagógico, para jovens que sonhavam em tornarem-se professoras primárias.
Também naquela época, ofereceu cursos gratuitos a operárias e empregadas domésticas, nos turnos vespertino e noturno, com colaboração da Prefeitura, de pessoas da comunidade e das próprias freiras, ensejando a criação da Escola Doméstica Madre Amada Arderiu, em 07 de setembro de 1955, com a finalidade de dotar a juventude feminina com uma profissão.
Em meio disso, a instituição criou, em 1975, o Centro Social São Luís, na Rua do Avião, Barreiro, destinado à Educação Infantil, cuidando gratuitamente de crianças na faixa etária dos três aos seis anos.
De 1975 a 2000 foram implantados os cursos de Técnico em Patologia Clínica e o de Química, para os que não optavam pelo Magistério, com a formação de 529 alunos e alunas.
Até o ano de 2000, quando o curso de magistério foi encerrado, foram formados 1.964 professores, dos quais dois eram homens, aceitos no colégio a partir de 1993.
Em agosto de 2000 iniciou as atividades da Faculdade Santíssimo Sacramento oferecendo cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação, e pós-graduação em Administração e Gestão Organizacional, Assistência Social, Coordenação Pedagógica, Direito Empresarial do Trabalho, Formação em Líderes e Coaching, Gestão da Informação com ênfase em redes de computadores e aplicações WEB, Gestão de Pessoas com ênfase em consultoria e MBA em Controladoria e Gestão Pública. com as habilitações em Gestão de Negócios, além da Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e o curso de Turismo.
Até o ano de 1952, o CSSS esteve localizado na Praça Conselheiro Rui Barbosa, sendo transferido para as atuais dependências nas ruas Marechal Deodoro e Madre Maria Emília Riquelme.
Por: Belmiro Deusdete