Após operação do MP, Detran-BA apura participação de servidores em fraudes de CNH e vistorias veiculares

Seis mandados de busca resultaram em apreensões de R$ 283 mil e documentos que aprofundarão as investigações sobre fraudes

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou, nesta quarta-feira (23), que está apurando os desdobramentos da Operação “Fraus Omnia”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras e da CIPE Cerrado.

A ação, que ocorreu nesta quarta-feira (23), investiga supostas fraudes no processo de habilitação de condutores e nas vistorias veiculares, no âmbito da 10ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Barreiras.

Segundo nota oficial, o Detran-BA, por meio de sua Corregedoria, está em fase de levantamento e análise das informações que fundamentaram a operação. A partir dessa apuração, serão adotadas providências administrativas cabíveis, inclusive a possibilidade de afastamento preventivo de servidores e colaboradores eventualmente envolvidos nas irregularidades. Uma equipe do departamento já foi deslocada para o município de Barreiras para acompanhar o andamento das investigações de perto.

O órgão reforçou que está empenhado em colaborar com o Ministério Público e demais órgãos de controle, além de garantir rigor e isenção na apuração interna dos fatos. Como medida preventiva e de modernização, o Detran-BA destacou que já está em andamento um processo licitatório para a implantação de um sistema de monitoramento das provas práticas de habilitação, buscando assegurar ainda mais a transparência e a lisura dos serviços prestados.

O Detran-BA reafirmou seu compromisso com a defesa do interesse público e da integridade institucional, destacando que continuará colaborando de maneira firme e transparente com as investigações.

Contexto A operação "Fraus Omnia" investiga um esquema criminoso que atuava dentro da 10ª Ciretran de Barreiras, envolvendo a adulteração de resultados de exames de habilitação, manipulação de vistorias veiculares e emissão fraudulenta de documentos. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (23) nos municípios de Barreiras e São Desidério. Até o momento, foram apreendidos cerca de R$ 283 mil em espécie, além de cheques, documentos e anotações que serão analisados para aprofundar a investigação.

Foto: Divulgação / MP
Por: Redação / Portal Bnews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES