A educação especial na perspectiva da educação inclusiva será o tema do bate-papo que será transmitido nesta quarta-feira, 13, às 19h
O 5º Ciclo de Debates sobre Educação, realizado pela Bracell Social e outras organizações em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), convoca profissionais a pensarem sobre os desafios da atualidade para garantir a aprendizagem nas escolas da educação básica. Para isso, o segundo encontro do ciclo abordará a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O bate-papo virtual será nesta quarta-feira, 13, às 19h, e terá como convidado o especialista em gestão educacional do Instituto Rodrigo Mendes, Deigles Amaro. A live, aberta ao público e acessível em libras, será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto Chapada http://www.youtube.com/institutochapada.
Entre os assuntos que serão abordados estão o papel da educação inclusiva na promoção da equidade e do respeito à diversidade nas escolas, como ela contribui para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes e os principais marcos legais que asseguram as práticas de inclusão no país. O encontro será mediado pela coordenadora pedagógica territorial do Icep, Janara Botelho, e contará com a participação do público, que poderá fazer perguntas.
Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, destaca que, desde 2014, a empresa vem investindo na qualificação da Educação de municípios situados em sua área de influência, por meio de parceria técnica com o Icep. “Por meio do Projeto de Educação Continuada, investimos na formação continuada de profissionais das redes municipais de ensino e na mobilização dos gestores públicos locais para que assegurem o cumprimento das políticas públicas municipais de Educação”, afirma.
O projeto, que teve início com apenas quatro municípios, atualmente agrega 12 redes municipais de ensino, situadas nos territórios do Recôncavo e Litoral Norte e Agreste Baiano.
Educação inclusiva
A legislação brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determina que as escolas ofereçam educação inclusiva, garantindo que os alunos tenham acesso à educação de qualidade no ambiente regular de ensino. As escolas são responsáveis por oferecer apoio especializado, como salas de recursos multifuncionais e profissionais de apoio; adotar práticas pedagógicas adaptadas, promovendo a aprendizagem de todos os alunos juntos, sem discriminação, e promovendo uma rede de apoio para desenvolver o potencial de cada aluno, garantindo a participação plena na comunidade escolar e buscando a inclusão e o respeito às individualidades. Mas as unidades escolares, por diversos fatores, ainda enfrentam desafios para implementar essas ações de forma adequada.
Sobre o Ciclo de Debates
O Ciclo de Debates sobre Educação integra os planos de trabalho dos projetos de formação continuada realizados em cerca de 30 municípios da Bahia, Piauí e Amazonas, desenvolvidos com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e promovidos pelos parceiros privados: Bracell Social, por meio do projeto de Educação Continuada, realizado nos municípios do Recôncavo e Litoral Norte e Agreste Baiano; Agência de Desenvolvimento do Sul da Bahia (ADR); Mondelez Internacional; Itaú Social e Futuro Imaginável. Os projetos visam melhorar as aprendizagens dos estudantes da educação básica das redes municipais de ensino.
