O candidato Gustavo Carmo (PSD) foi eleito prefeito de Alagoinhas ao derrotar seu adversário Paulo Cezar Simões, com uma margem de 4.308 votos de diferença. Gustavo será o prefeito a ser empossado no primeiro de janeiro de 2025, e terá um mandato de quatro anos.
A notícia correu às ruas e, imediatamente, o festival de fogos ganhou às ruas centrais da cidade. Gustavo Carmo recebeu os festejos de sua vitória em frente ao comitê central, na rua Lauro de Freitas, e fez um discurso breve, falando, segundo ele, pela primeira vez, o nome de seu oponente.
Gustavo Carmo é um dos prefeitos mais jovens a conquistar a prefeitura de Alagoinhas e entra na história por ser filho de um ex-prefeito -Judélio de Souza Carmo-, e por ter sido eleito apoiado por um atual prefeito vindo de duas eleições, Joaquim Neto .
Foi uma das eleições mais concorridas dos últimos pleitos. Embora tenha se mantido à frente no placar da apuração desde o início, a diferença de votos designados à sua eleição chegou a 3%, até se estabelecer e passar dos 4%. A dúvida ainda pairava sobre os votos da periferia e distritos, logo decifrada com os números que detalhavam o candidato do PSD.
Tendo como vice-prefeito o ex-vereador petista Luciano Sérgio, Gustavo Carmo teve amplo apoio dos partidos aliados ao PT, fez uma grande bancada e terá uma cidade que beira a 1 bi em arrecadação anual. Agora, PT e PSD, além de outros partidos aliados, terão grandes desafios pela frente.
Por: Gazeta dos Municípios