CAMPUS II - 30 ANOS! - Por Iraci Gama

 CAMPUS II - 30 ANOS! 


    Foto: Divulgação / Redes Sociais


É verdade. No dia 24 de agosto de 1994, a Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas, oficialmente, tomou posse da área do Campus 2 da UNEB, em Alagoinhas. Foi um dia de muita agitação, no corre-corre da arrumação dos vários espaços. Queríamos tudo bonito, para a inauguração que aconteceria à noite, com a presença do Governador do Estado.


Vocês, leitores, podem estranhar a presença do Governador, num evento desse, no interior! Mas, esse evento tinha um quê muito especial. Era a inauguração da sede própria de uma Faculdade que tinha 22anos de idade, 21 dos quais vividos dentro de um prédio cedido pela Prefeitura. Mas, com a criação da UNEB, em 1983, a comunidade acadêmica sentiu que precisava de transformar seus cursos de curta duração, em cursos de duração plena, o que aconteceu, a partir de 1986. E que precisava de área própria, grande, onde pudesse expandir sua atuação, para melhor servir à comunidade local e regional. Ainda em 1983, foi criada a Comissão Pró-Campus, composta dos três segmentos universitários, em 1989, comemoramos a entrega à Reitoria da UNEB, pela Secretaria de Educação, a área da antiga Fazenda Experimental de Citricultura, conquistada, pela Comissão Pró-Campus, mediante contatos com a Secretaria de Agricultura, proprietária da Fazenda. Fizemos festa, no espaço dos prédios ainda existentes, no local, sem esquecer dos discursos das autoridades presentes. E a comunidade continuou na luta, pela ocupação do espaço, com a construção do local das aulas, dos laboratórios, da área de lazer, de um espaço de acomodação para os professores que davam aulas à noite e não podiam retornar para Salvador ou para Feira de Santana.


E chegou, então, a data da inauguração, cinco anos depois da festa de recebimento da área. Mas, ao contrário desta, aquela não teve manifestação, nem discursos. As autoridades vieram, chegaram até a porta, onde havíamos colocado um laço de fitas de cetim, nas cores da Bahia, desfizeram o laço, entraram, andaram na parte térrea que se mantém igual até hoje, circularam pela frente do auditório e saíram. Nem uma palavra. Toda a equipe da Faculdade estava bem produzida, bem bonita, como também as salas dos prédios, dos laboratórios, tudo pronto para ser visto, visitado e comentado. Mas, ninguém da casa falou nada, porque as autoridades não disseram nada. Estávamos juntos, junto à porta de entrada, para o que fosse necessário, mas, nada foi necessário. Apesar disso, a equipe estava feliz, porque comemorava a vitória das suas ações. De muito trabalho, de muito esforço, em onze anos de contatos com autoridades locais e regionais e estaduais, de realização de seminários, de oficinas, de debates, de atividades culturais e artísticas, para chegar onde estávamos chegando. Agora, eu era Diretora da Faculdade - FFPA, desde dezembro de 1993 e havia coordenado aquela Comissão Pró-Campus, desde sua criação, em 1983. Vocês podem imaginar a alegria do meu coração? Cursos Plenos. Novos Cursos. 105 hectares, à disposição de cabeças pensantes, para usá-los, a bem da comunidade alagoinhense e regional, numa instituição pública. E o futuro foi chegando, com alguns abnegados, vários abnegados, mas, peço licença a todos, para dedicar esse texto de memórias ao meu amigo, educador de primeira grandeza, que leva esse nosso Campus 2, para o mundo, em projeção internacional e nos dá a alegria e o orgulho de comemorar, nesse período, 15 anos do Pós-Crítica, com Mestrado, Doutorado em Letras, Literatura, exatamente, o primeiro curso daquela Faculdade que não existe mais, mas, continuará viva, emocionante e básica, para tudo de melhor que esse Campus 2 venha produzir. Estou me referindo ao professor Osmar Moreira.


Um abraço afetuoso, para os que desfrutam das vantagens de estudar no Campus 2 da UNEB, em Alagoinhas. E, querendo me dar ao luxo de sugerir, dizer para todos: com a produção do Campus, sinto a alegria de vê-los colhendo do que nós, antecessores, plantamos. Façam o mesmo, agora, para que a alegria seja constante. Êta, Alagoinhas, estimulante el fecunda! VIVA ALAGOINHAS! VIVA o CAMPUS 2 UNEB!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES