Moradores da comunidade do DISAI estiveram na tarde de ontem na sede da Governadoria do Estado, em Salvador, para protocolar um documento solicitando a regularização das posses da comunidade.
A comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), Dr. Jodival Lucas, pelo diretor da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional do Estado da Bahia (CAR), Jeandro Ribeiro, e pelo assessor do governador, Rosival Leite. A reunião durou mais de uma hora e meia e foi considerada um passo importante no diálogo entre a comunidade e o Estado.
Durante o encontro, os representantes do governo foram categóricos ao afirmar que não existe qualquer processo de desapropriação do DISAI. Pelo contrário, reforçaram que a comunidade, com mais de 40 anos de ocupação, já está consolidada, contando com escola, unidade de saúde, energia elétrica, iluminação pública, transporte coletivo e agentes comunitários de saúde.
O governo assegurou que irá conduzir a regularização fundiária da área, em parceria com a SDE, PGE, SDA, movimento comunitário do DISAI e sindicato.
O chefe de gabinete destacou ainda que, na próxima semana, o governador Jerônimo Rodrigues estará em Alagoinhas e espera ser recebido com o carinho da comunidade. Ele parabenizou o movimento pela legitimidade da luta e lembrou que o governador vem das bases populares e tem sensibilidade especial para pautas como essa.
A comissão foi composta por Adelson Filho, assessor do SINTRAF-Alagoinhas, José Francisco de Jesus, Nivaldo Moura, Marineide Silva e José Francisco.
![]() |
Foto: Divulgação |
Por: Comunidade do DISAI