O programa Farmácia Popular passou a ser totalmente gratuito nesta quinta-feira (13). A medida foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. A partir de agora, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários do Bolsa Família e pacientes com doenças crônicas terão acesso sem custo a 41 itens farmacêuticos, incluindo fraldas geriátricas.
Para retirar os itens, os beneficiários precisam apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. No caso de pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer aos estabelecimentos, um representante legal ou procurador poderá retirar os medicamentos, desde que leve os documentos necessários, incluindo a receita médica.
Além disso, o programa inclui a distribuição de fraldas geriátricas para pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência, mediante prescrição médica. Para a retirada de absorventes higiênicos, é necessário apresentar documento com foto, CPF e autorização do Programa Dignidade Menstrual, que pode ser obtida pelo aplicativo ou site Meu SUS Digital. Para menores de 16 anos, o responsável legal deve realizar a retirada.
Confira a lista de medicamentos e itens farmacêuticos gratuitos pelo programa:
Diabetes
Hipertensão
Asma
Anticoncepcionais
Osteoporose
Doença de Parkinson
Glaucoma
Rinite
Quadro de incontinência
41. Fralda geriátrica