O editor-chefe do Portal Pereira News fez uma projeção de quem assumirá o comando do Parlamento Municipal na próxima legislatura
Foto: Divulgação / CMA
Mas já Ícaro? Não é cedo ainda para falar sobre isso?
Quem trabalha com projeção, análise e prognóstico baseado em captação de informações de bastidores, precisa estar sempre um passo à frente do tempo. Isso é um dos fundamentos básicos do jornalismo investigativo. Não fazemos exercícios de futurologia nem adivinhação, mas sim uma leitura do tabuleiro para compreender de que forma as peças se movimentarão.
Mal saiu o resultado das eleições, e os telefonemas e burburinhos já começaram a circular. A presidência da Câmara é um cargo muito cobiçado pelos edis por vários motivos. O primeiro deles, sem sombra de dúvidas, é o poder. Além de ter o potencial de decidir os projetos do Executivo que são pautados no Legislativo, o presidente da Casa é o terceiro na linha sucessória para assumir a Prefeitura, atrás apenas do prefeito e do vice-prefeito. A segunda motivação, sem dúvida, é a ampla receita. Com cifras milionárias, o líder da Câmara tem à disposição recursos que podem ser utilizados tanto para execuções internas quanto externas. Nunca se teve tanto recurso disponível no Parlamento. E o terceiro fator, mas não menos importante, é a visibilidade. O prestígio de estar sempre conduzindo as sessões, discursando em eventos ao lado do prefeito e sendo convidado pela imprensa para falar sobre as ações da Casa faz com que o parlamentar se torne cada vez mais conhecido pelo público, o que o condiciona eleitoralmente para desafios futuros, como, por exemplo, uma eventual candidatura ao Executivo.
CLETO DA BANANA
O atual presidente, Cleto da Banana, é indiscutivelmente o favorito para ser reconduzido ao cargo de presidente.
Caminhando para o seu quinto mandato de vereador, José Cleto está em seu segundo mandato como presidente do Legislativo alagoinhense, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2024. O parlamentar chegará em seu 5º ciclo com muita moral, por ter sido, disparado, o vereador mais votado com 3.405 votos, sendo o segundo mais votado da história, atrás apenas de Budog, que em 2008 obteve o grande recorde de 3.876 votos.
Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (08), no Programa Canal Aberto da rádio 93 FM de Alagoinhas, Cleto assumiu o desejo de ser reconduzido ao cargo, apoiado pelo aval dos seus colegas da vereança. O filho do distrito de Boa União deixou claro que não há nenhuma prerrogativa jurídica que o impeça de concorrer novamente ao posto.
Além da sua votação expressiva, Cleto tem como trunfo a boa relação que soube construir internamente na Casa com os pares, sendo eleito para a presidência pela primeira vez em 2020 de forma unânime e reeleito para o segundo biênio também em 2020, dois anos antes da eleição, com apenas um voto contrário, do vereador Thor de Ninha.
Além disso, Cleto possui o apoio do deputado federal licenciado e atual secretário estadual de infraestrutura, Sérgio Brito, que indiretamente pode influenciar nas articulações.
Não podemos negar que o vendedor de bananas é extremamente querido pelos servidores da Casa, que possuem muita admiração, respeito e gratidão por tudo que ele fez em prol da valorização profissional.
Cleto deixou marcas importantes durante sua passagem pela presidência, como a modernização do sistema de transmissão das sessões, a inserção de intérprete de Libras, a requalificação predial e a criação do Memorial do Legislativo e da Sala de Imprensa. Essas obras estarão marcadas na história do Parlamento alagoinhense.
Por ter um relacionamento harmonioso tanto com a situação quanto com a oposição, Cleto larga na frente para ser, mais uma vez, presidente da Casa.
ANDERSON BAQUEIRO
Outro nome que merece respeito e que aparece como um dos postulantes ao maior cargo do Legislativo Municipal é o de Anderson Baqueiro.
Anderson foi reeleito neste domingo para o terceiro mandato como vereador. Em 2016, foi eleito pela primeira vez sendo o mais votado, com 2.154 votos. Em 2020, foi o terceiro mais votado, com 1.526 votos, e agora, em 2024, obteve 2.250 votos, sendo o quarto mais votado.
Em conversa com o editor-chefe do Portal Pereira News, Ícaro Pereira, na manhã desta terça-feira (8), Anderson revelou seu desejo de ser presidente da Câmara e assumiu que se sente preparado para encarar esse desafio, por isso está colocando seu nome à disposição. Segundo Baqueiro, “é necessário oxigenar a Câmara. É necessário que outros vereadores também tenham a oportunidade de conduzir os trabalhos legislativos”. No entanto, ele deixou claro que essa decisão deve ser coletiva entre os pares, e o resultado deve ser respeitado por todos.
Anderson destacou ainda que, juntamente com o vereador Juracy, foi um dos primeiros a declarar apoio à pré-candidatura do prefeito eleito, Gustavo Carmo.
Anderson é advogado e policial militar da reserva. Liderou coordenações importantes da PMBA enquanto servidor e dirigiu por mais de 5 anos a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Alagoinhas (SMTT). Desde que foi eleito em 2016, Baqueiro já assumiu comissões importantes na Câmara, como a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento. Atualmente, Anderson é o líder do governo no Legislativo e, no passado, também já foi oposição.
Com essas credenciais, Anderson Baqueiro aparece como um contraponto para aqueles que desejam escrever uma nova história para a Casa a partir de 2025.
CORRENDO POR FORA
Outros nomes ainda aparecem como possibilidades, como o do vereador Jorge da Farinha, que vai para o sexto mandato na Câmara, sendo o terceiro mais votado, com 2.429 votos. Jorge já foi presidente da Casa durante o biênio 2009/2010.
Outro quadro lembrado é Edésio, que vai para o 8º mandato legislativo em Alagoinhas. Apesar de estar longe da Câmara desde 2016, Edésio é um parlamentar habilidoso e articulado, que conhece a política municipal como a palma da mão. O enfermeiro retorna à Câmara com vasta experiência acumulada ao longo dos anos. Ele já foi presidente do Parlamento em duas oportunidades, nos biênios de 1993/1994 e 2003/2004.
Jorge da Farinha e Edésio representam mais duas alternativas, mas como já mencionado anteriormente, Cleto é o favorito, seguido por Anderson Baqueiro.
O Portal Pereira News estará atento aos bastidores da política em Alagoinhas.
Por: Ícaro Pereira - Editor do Portal Pereira News