SICOMERCIO Alagoinhas promove reunião para criação do Sindicato dos Produtores Rurais

Na oportunidade foi apresentado o esboço do Estatuto Sindical

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (24), no Auditório João Paolilo, localizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), ocorreu mais uma importantíssima reunião promovida pelo SICOMERCIO Alagoinhas para a criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoinhas e Região. 

Foto: Divulgação

Na ocasião, foi apresentado o esboço do Estatuto Sindical para conhecimento dos interessados e realização de eventuais ajustes. Para quem não sabe, o Estatuto Sindical é um documento fundamental que garante a organização, a transparência e a legitimidade das ações do sindicato, além de assegurar os direitos e deveres de seus membros. Ele funciona como um guia para a atuação da entidade na defesa dos interesses da categoria que representa, sendo o elemento básico para a homologação jurídica de um sindicato.

Também ficou definida a data da Assembleia para a fundação do Sindicato Rural, com aprovação do Estatuto, eleição e posse da diretoria, que será realizada no dia 05 de Junho, das 16h às 18h no Auditório João Paolilo na ACIA.

O presidente do SICOMERCIO Alagoinhas, Benedito Vieira, lembrou que diversas reuniões já foram realizadas com empresários e lideranças do segmento rural, visando o avanço das tratativas burocráticas para a criação do Sindicato dos Produtores Rurais, que representará não apenas Alagoinhas, mas toda a região. "A nossa primeira reunião foi para discutir a intenção  de constituir o sindicato para representar a categoria. Realizamos pesquisas para obter informações e, posteriormente, nossa comissão visitou a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), que representou um importante passo para os nossos estudos de ampliação das bases representativas", destacou Benedito.

Benedito Vieira informou também que consultou e escutou pessoas que gostariam de compor a diretoria de fundação do sindicato. "Este último encontro, realizado na última quinta-feira, teve como foco a apresentação do Estatuto e a convocação para a eleição da diretoria do sindicato. O resultado será publicado no Diário Oficial da União e em seguida abriremos junto a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e demais órgãos competentes para que possamos ter nossa inscrição estadual e CNPJ. Depois daremos entrada no Ministério do Trabalho solicitando a carta sindical (que é o registro de nascimento da entidade) e finalmente buscarmos uma federação para nos filiarmos, que no caso será a FAEB", explicou Vieira.

Benedito acrescentou que seu desejo é de que os produtores rurais de Alagoinhas e região possuam uma entidade sindical forte que os represente. "Alagoinhas e demais municípios de nossa macrorregião não podem ficar à margem desta não-organização sindical rural, pois temos importantes investidores e comerciantes em diversos setores, desde a silvicultura à produção de laticínios, então iremos organizar esta categoria para que, uma vez constituído, o sindicato possa junto ao Governo do Estado e outras instituições públicas e privadas, promover eventos, feiras e convênios; envolver inclusive a agricultura familiar, para que possa ser fornecedora do nosso município e da nossa região. Esse é o nosso objetivo maior!", concluiu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES