Eleições da OAB-BA acontecem nesta terça-feira (19) e chapas prometem mudanças; saiba mais

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA) acontecem, nesta terça-feira (19), para a presidência, vice-presidência e demais cargos, para assumir o comando da autarquia no próximo triênio (2025 a 2017). 

A atual presidente Daniela Borges, concorre à reeleição e tem como candidato à vice-presidência, Hermes Hilarião, pela chapa “União pela Advocacia”. Em oposição à atual gestão, concorrem aos cargos Ana Patrícia Leão e Ivan Jezler, presidente e vice, respectivamente, pela chapa “Muda OAB”.

Entre as propostas de Daniela Borges, está a defesa dos honorários advocatícios. Segundo Borges, os honorários fixados estão abaixo da lei e promete criar uma procuradoria específica para defesa da causa em questão.

Já Ana Patrícia, levanta a bandeira da democracia, ressaltando a necessidade de alternância de poder. Segundo a candidata, o principal objetivo da chapa é fazer a Ordem "retomar o caminho de defesa da advocacia" e que ela seja uma voz para a sociedade, em benefício do coletivo.

O candidato à vice-presidência pela chapa da situação, Hermes Hilarião, promete defender os interesses dos jovens advogados, aqueles que têm até cinco anos de formação na profissão, e que enfrentam os percalços dos recém-formados.

A chapa “Muda OAB”, por sua vez, defende a regulamentação de um piso salarial no estado da Bahia para os advogados. A oposição ressalta que a Bahia é o único estado da federação que não possui piso salarial para a categoria e promete “brigar” por esse direito.

Ivan Jezler, candidato à vice-presidência, defende as audiências presenciais que, segundo ele, praticamente não existem e são realizadas por videoconferência. Além de mais autonomia para as subseções, a chapa “Muda OAB”, também traz, entre suas propostas, a defesa das prerrogativas dos advogados, que por diversas vezes são violadas.

Outras propostas fazem parte de ambas as chapas que terão, nas eleições desta terça-feira, a oportunidade de competir. Sobre ambos os concorrentes, tanto na capital, e os que concorrem no interior do estado da Bahia em suas subseções, bem como locais de votação, as informações podem ser obtidas no site da OAB-BA.

As eleições do triênio 2025/2027 acontecem nesta terça-feira (19), das 9 às 17h, na capital, no estacionamento do 3º piso do Shopping da Bahia, e nas demais 37 subseções no interior do estado.

O voto é obrigatório e válido para os advogados adimplentes junto à Ordem. 

Foto: Divulgação / OAB-BA
Por: Lorena Abreu / Portal Bnews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES